O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Internacional

Trump anuncia tarifa de 50% ao Brasil

Presidente dos EUA justificou a medida alegando que o país "promove ataques contra as eleições livres e viola o direito fundamental à liberdade de expressão de cidadãos americanos".

Redação Por Redação
09/07/2025 - 19:03 - atualizado em 15/07/2025 - 20:17
em Internacional
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Leia Também

Nova droga sintética associada a 55 mortes nos EUA preocupa especialistas

Governo Milei anuncia plano para desligar até 21 mil servidores na Argentina

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma tarifa de até 50% sobre os produtos brasileiros importados, ao mesmo tempo em que reiterou suas críticas à investigação judicial enfrentada pelo ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

As tarifas devem entrar em vigor a partir de 1° de agosto. Em carta enviada ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o mandatário norte-americano justificou as taxas citando centenas de “ordens de censura secretas e ilegais” emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra plataformas de mídia social dos EUA, incluindo milhões de dólares em multas.

Trump ainda declarou que Bolsonaro é um “líder muito respeitado” em todo o mundo, e indicou que “a maneira como o Brasil o tem tratado” é “uma caça às bruxas que deve terminar imediatamente”.

Além disso, classificou a relação comercial bilateral entre os países como “muito injusta”, estando supostamente “longe de ser recíproca”.

“Se por algum motivo vocês decidirem aumentar as tarifas, então não importa o número que vocês escolherem, eu adicionarei 50%”, afirmou Trump. No entanto, ele deixou em aberto a possibilidade de ajustar sua decisão caso Lula elimine as tarifas, entre outras medidas.

Horas antes, Trump confirmou em entrevista coletiva que o país seria mais uma de suas “vítimas” tarifárias. “Eles não foram nada bons para nós”, disse ele, referindo-se ao Brasil. Ele também anunciou que Lula receberia uma de suas agora famosas cartas.

“A fórmula foi baseada no bom senso, nos déficits, no tratamento que recebemos ao longo dos anos e em números brutos”, ele respondeu, referindo-se a como chega ao número de tarifas que aplica a cada nação.

Tarifa ao BRICS

Trump, anteriormente, já havia ameaçado a taxação sobre produtos brasileiros, em retaliação ao que classificou como alinhamento do BRICS às “políticas antiamericanas”. A medida foi comunicada durante a cúpula do bloco no Rio de Janeiro, e gerou reação imediata dos países membros.

”Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas dos BRICS será taxado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção ao assunto!”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Da Agência Fonte Exclusiva, com informações da RT Brasil.

Tags: #Donald Trump#Tarifas para o Brasil
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Edu Guedes recebe alta da UTI após cirurgia para retirada de tumor no pâncreas

Próxima notícia

Campanha do Agasalho 2025 em Macaé arrecada mais de mil itens em um mês

Redação

Redação

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital