O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Saúde
TESTE DE GLICEMIA VIA SALIVA

Imagem: Syda Productions/Shutterstock

Teste de glicemia via saliva pode revolucionar cotidiano de diabéticos

A vida de diabéticos pode ficar mais fácil e simples com um novo método de medição de glicemia que não usa o sangue, mas a saliva

Redação Por Redação
03/12/2023 - 19:10
em Saúde
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Cientistas do Canadá e dos Estados Unidos desenvolveram um protótipo de dispositivo doméstico que promete transformar o cotidiano dos diabéticos. Esse novo aparelho mede os níveis de glicose no sangue por meio de amostras de saliva, uma alternativa menos invasiva comparada aos tradicionais testes de picada de dedo.

Pesquisadores da Université de Sherbrooke, no Quebec, e da empresa Colgate-Palmolive, em Nova Jersey, utilizaram um biossensor baseado em aptâmero eletroquímico (E-AB), que já é conhecido na área médica. Este dispositivo contém uma peça de DNA especialmente projetada, chamada aptâmero, que se liga a um biomarcador alvo em uma amostra, produzindo um sinal eletroquímico mensurável.

Normalmente, os aptâmeros usados em biossensores E-AB não são sensíveis o suficiente para detectar glicose na saliva de forma confiável. Para contornar esse desafio, o professor assistente Philippe Dauphin-Ducharme, da U Sherbrooke, e sua equipe aprimoraram a sensibilidade dos aptâmeros que já se mostraram eficazes na medição dos níveis de glicose no sangue.

Esses aptâmeros reengenharia foram montados em um eletrodo de ouro dentro de um biossensor E-AB. O dispositivo foi testado com sucesso em saliva de um grupo de indivíduos, fornecendo leituras precisas das concentrações de glicose em apenas 30 segundos. Além disso, o sensor manteve sua sensibilidade por até uma semana, desde que lavado e armazenado em solução salina tampão de fosfato após cada uso.

Leia Também

Quedas levam quase 15 mil crianças a hospitais no Brasil em 2026

Brasil registra mais de 546 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2025

A tecnologia tem potencial para detectar outros biomarcadores, utilizando diferentes aptâmeros. Os cientistas até criaram uma versão alternativa do dispositivo que mediu com precisão os níveis de AMP (adenosina monofosfato) na saliva, um biomarcador associado à doença periodontal. Este avanço representa um grande passo para simplificar e tornar mais confortável o monitoramento da diabetes e de outras condições de saúde.

Com informações do Olhar Digital.

Tags: #Diabetes
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Lula chega a Berlim com agenda de reaproximação com Alemanha

Próxima notícia

Multidão amarra e queima vivos sete supostos criminosos na África do Sul

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital